quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Exu (orixá)


Exu (orixá)



Escultura na Praça dos Orixás, em Brasília, Brasil
Exu é um orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú. Algumas cidades onde se cultua o Exu são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta, Ekiti, Lagos.
Índice 
1 História
2 Brasil
3 Arquétipos
4 Tipo de Exus
5 Cuba
6 Haiti
7 Referências
8 Leitura adicional
9 Ligações externas

História
 
Exu é o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èsù em yorubá significa “esfera” e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, o mundo material e o mundo espiritual, seja plenamente realizada.
Na África na época das colonizações, o Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade.
Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um absurdo na construção teológica yorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal. Mesmo porque nesta religião não existem diabos ou entidades encarregadas única e exclusivamente de coisas ruins como fazem as religiões cristãs. Estas pregam que tudo o que acontece de errado é culpa de um único ser que foi expulso; pelo contrário, na mitologia yoruba, bem como no candomblé, cada uma das entidades (Orixás) tem sua porção positiva e negativa assim como o próprio ser humano.
De caráter irascível, ele se satisfaz em provocar disputas e calamidades àquelas pessoas que estão em falta com ele.
No entanto, como tudo no universo possui de um modo geral dois lados, positivo e negativo, Exu também funciona de forma positiva quando é bem tratado. Daí ser Exu considerado o mais humano dos orixás, pois o seu caráter lembra o do ser humano que é de um modo geral muito mutante em suas ações e atitudes.
Conta-se na Nigéria que Exu teria sido um dos companheiros de Oduduà quando da sua chegada a Ifé e chamava-se Èsù Obasin. Mais tarde, tornou-se um dos assistentes de Orunmilá e ainda Rei de Ketu, sob o nome de Èsù Alákétú.
A palavra elegbara significa “aquele que é possuidor do poder (agbará)” e está ligado à figura de Exu.
Um dos cargos de Exu na Nigéria, mais precisamente em Oyó, é denominado Èsù Àkeró ou Àkesán, que significa "chefe de uma missão", pois este cargo tem como objetivo supervisionar as atividades do mercado do rei.
Exu praticamente não possui ewós ou quizilas. Aceita quase tudo que lhe oferecem.
Os yorubás cultuam Exu em um pedaço de pedra porosa chamada Yangi, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma humana com olhos, nariz e boca feita de búzios. Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra usados de forma bem precisa em seus trabalhos.
Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. E quando as pessoas estão em falta com ele, simplesmente provoca mal entendidos e discussões entre elas e prepara-lhes inúmeras armadilhas. Diz um orìkì que: “Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame”.
E assim é Exu, o orixá que faz o erro virar acerto e o acerto virar erro.
Èsù Alákétú possui essa denominação quando Exu, por meio de uma artimanha, conseguiu ser o rei da região, tornando-se um dos reis de Ketu. Sendo que as comunidades dessa nação no Brasil o reverenciam também com este nome.
Todos os assentamentos de Exu possuem elementos ligados às suas atividades. Atividades múltiplas que o fazem estar em todos os lugares: a terra, pó, a poeira vinda dos lugares onde ele atuará. Ali estão depositados como elemento de força diante dos pedidos.

Brasil

 

Exu.
No Brasil, no candomblé, Exu é um dos mais importantes Orixás e sempre é o primeiro a receber as oferendas, as cantigas, as rezas, é saudado antes de todos os Orixás, antes de qualquer cerimônia ou evento. O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus de Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que tenham exu assentado.
É astucioso, vaidoso, culto e dono de grande sabedoria, grande conhecedor da natureza humana e dos assuntos mundanos daí a assimilação com o diabo pelos primeiros missionários que, assustados, dele fizeram o símbolo da maldade e do ódio. Porém " … nem completamente mau, nem completamente bom … ", na visão de Pierre Verger no texto de sua autoria "Iniciação" - contido no documentário "Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia", Exu reage favoravelmente quando tratado convenientemente, identificado no jogo do merindilogun pelo odu okaran.


Sacrifício para Exu.
Exu recebe diversos nomes, de acordo com a função que exerce ou com suas qualidades: Elegbá ou Elegbará, Bará ou Ibará, Alaketu, Agbô, Odara, Akessan, Lalu, Ijelu (aquele que rege o nascimento e o crescimento de tudo o que existe), Ibarabo, Yangi, Baraketu (guardião das porteiras), Lonan (guardião dos caminhos), Iná (reverenciado na cerimônia do padê).
A segunda-feira é o dia da semana consagrado a Exu. Suas cores são o vermelho e o preto; seu símbolo é o ogó (bastão com cabaças que representa o falo); suas contas e cores são o preto e o vermelho; as oferendas são bodes e galos, pretos de preferência, e aguardente, acompanhado de comidas feitas no azeite de dendê. Aconselha-se nunca lhe oferecer certo tipo de azeite, o Adí, por ser extraído do caroço e não da polpa do dendê e portar a violência e a cólera. Sua saudação é "Larôye!" que significa o bem falante e comunicador.
Consiste o padê em um prato de farofa amarela, acaçá, azeite-de-dendê e um copo de água ou cachaça, que são “arriados” para Exu.
Na nação de angola ou candomblé de Angola Exu recebe o nome de Aluvaiá, Pambu Njila, e Legbá, no Candomblé Jeje.
Não deve ser confundido com a entidade Exu de Umbanda. Os exus de umbanda sao entidades de pessoas desencarnadas que, por motivos de evoluçao espiritual, retornaram à terra para cumprir essa missão junto ao seus seguidores. Essas entidades são confundidas com esu ou exu do Candomblé devido à proximidade que Exu tem com os homens. Entretanto, não são considerados orixás como o Exu, e sim quiumbas - conhecedores das vontades de homens e mulheres no plano terrestre, tendo vivido em épocas diferentes, porém com os mesmos problemas, desejos e sonhos.

Arquétipos

Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente crueis.

Tipo de Exus :


Exu na Umbanda

Exu Aleijadinho - Exu Arranca Toco - Exu Asa Negra - Exu Barravento - Exu Brasinha

 

Exu Cacurucaia - Exu Calunga - Exu Camisa Preta - Exu Camisa Verde - Exu Canga

 

Exu Capa Preta - Exu Capa Preta das Sete Encruzilhadas - Exu Casamenteiro - Exu Catacumba

 

Exu Caveira - Exu Caveirinha - Exu Cachoeira - Exu Cheiroso - Exu Cigano - Exu Cobra

 

Exu come Fogo - Exu Corcunda – Exu da Morte –  Exu Desmancha Tudo - Exu Destranca Rua - Exu Duas Cabecas

 

Exu Facada - Exu Faísca – Exu Ganga - Exu Gato Preto - Exu Gira Mundo - Exu José Caveira


Exu JoãoCaveira – Exu Kaminaloá - Exu Lalu - Exu Lalu Menino - Exu Lavareda - Exu Limpa Tudo

 

Exu malandrinho Exu Mangueira - Exu Manguinho - Exu Marabá - Exu Marabô - Exu Maré

 

Exu Matança - Exu Meia Noite - Exu Menino - Exu Mirim – Exu Morcego - Exu Moço - Exu Mulambo

 

Exu Omulu - Exu Pantera Negra - Exu Sete Almas - Exu Sete Brasas – Exu Sete Buracos

 

Exu Sete Capas - Exu Sete Catacumbas - Exu Sete Caveiras - Exu Sete Chaves - Exu Sete Covas

 

Exu Sete Cruzeiros - Exu Sete Cruzes - Exu Sete Encruzilhadas - Exu Sete Estradas - Exu Sete Facas

 

Exu Sete Garfos – Exu Sete Montanhas - Exu Sete Nós - Exu Sete Pedreiras - Exu Sete Pembas

 

Exu Sete Poeiras - Exu Sete Punhais - Exu Sete Sombras - Exu Sete Ventanias - Exu Sete da Lira

 

Exu Sete de Malê - Exu Tata Caveira - Exu Teotônio – Exu TiraTeima - Exu Tiriri

 

Exu Tiriri Menino - Exu Toco PretoExu Toquinho - Exu Tranca Gira - Exu Tranca Rua das Almas

 

Exu Tranca Ruas - Exu Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas - Exu Tranca Ruas de Embaré

 

Exu Tranca Ruas do Cruzeiro - Exu Tranca Tudo – Exu Treme Terra – Exu Tronqueira - Exu Três Caveiras

 

Exu Veludinho - Exu Veludo - Exu Veneno - Exu Ventania – Exu ventania das Sete Encruzilhadas –  ExuVira Mundo - Exu Zé Pilintra

 

 Exu das Matas - Exu das Pedreiras - Exu do Cemitério - Exu do Lodo - Exu do Mau


Exu na Quimbanda
BELZEBUTH  -  EXU SETE LIRAS (exu lúcifer) -EXU TATA CAVEIRA 
EXU PANTERA NEGRA- EXU GATO- EXU CORCUNDA- EXU MAU OLHADO-
EXU CAVEIRA - EXU DA MORTE - EXU QUIUMBA- EXU COBRA- EXU MORCEGO-
POMBA-GIRA MARIA QUITÉRIA-POMBA-GIRA MARIA PADILHA -POMBA-GIRA RAINHA DAS TREVAS-POMBA-GIRA MARIA CAVEIRA- POMBA-GIRA SETE CAVEIRAS 


Cuba



Assentamento de Elegguá.
Em Cuba é chamado de Elegua ou Elegguá ou Eleggua.
É uma das deidades da religião yorùbá. Na Santeria é sincretizado com o Santo Niño de Atocha ou com Santo Antônio de Pádua. É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Oggun, Osun e Oshosi.
Tem 201 caminhos e suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7. É o comunicador e Ifá lhe deu três búzios para falar com ele. Ele está presente no inicio da vida, e na hora da morte.

Haiti



Veve de Papa Legba.
No Vodou haitiano é chamado de Papa Legba e Legbá Petró, Maitre Carrefour (dono da encruzilhada).
É o intermediário entre o loa e à humanidade. Ele está em uma encruzilhada espiritual e dá (ou nega) permissão para falar com os espíritos de Guinee, e acredita-se que fale todos os idiomas humanos. Ele é sempre o primeiro e o último espírito invocado em qualquer cerimônia.
Na República Dominicana é cultuado como Vodun Legba, e em Trinidad e Tobago como Eshu.

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